250 recriadores de várias nacionalidades participam no evento “Batalha do Vimeiro 1808”

São 250 os recriadores militares e civis que participam este ano no evento “Batalha do Vimeiro 1808”. De acordo com um comunicado, esta celebração tem como pontos altos os momentos de recriação histórica da batalha. No sábado, dia 20 de julho, pelas 22h00, tem lugar a recriação do combate no campo de batalha e no domingo, dia 21 de julho, pelas 11h00, começam as escaramuças, que percorrem as ruas do Vimeiro e culminam na recriação junto à Igreja que decorre às 11h30.

Os recriadores que farão parte destes momentos vêm de vários pontos da Europa, para além de Portugal, estarão presentes recriadores de Espanha, França e Inglaterra. Para José Tomé, vice-presidente da Câmara Municipal da Lourinhã, “(…)A presença de recriadores de várias nacionalidades reforça o nosso papel na educação para a paz, cooperação e respeito. Sendo o tema do evento “A Mulher na Época Napoleónica”, esta estará representada nos vários momentos do programa, mas também no campo de batalha(…)”.

O evento Batalha do Vimeiro 1808 terá lugar junto ao Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro, num ambiente ilustrado à época que, nesta edição, contará com várias iniciativas dedicadas à história e ao papel das mulheres. A iniciativa tem início a 19 deste mês, e para além das recriações históricas terá acampamentos militares, o Mercado Oitocentista, Animação de Rua e Concertos.