51 espécies de borboletas nocturnas amostradas na 11.ª sessão da Estação de Estudo

A Estação de Estudo de Borboletas Nocturnas do Planalto das Cesaredas já permitiu identificar quase 200 espécies existentes no Planalto. A RCL acompanhou a 11.ª sessão de amostragem que decorreu na noite do passado sábado, dia 7 de Agosto. Nessa sessão, foi possível amostrar 122 indivíduos de 51 espécies. A espécie dominante da sessão foi Watsonalla uncinula, com 13 indivíduos atraídos à luz. Foi também amostrada, pela primeira vez, a Hippotion cellerio e Lasiocampa quercus. Hélder Cardoso, coordenador da Estação de Estudo, fez um balanço positivo do projecto.

Em todas as sessões realizadas são identificadas novas espécies de borboletas nocturnas. Para o coordenador do projecto, com uma amostragem mais regular seria possível identificar um maior número de espécies.

Quase a completar um ano desde a criação da Estação de Estudo, o coordenador do projecto disse-nos que o próximo passo é fazer sessões abertas ao público, com actividades também para as escolas.

A Estação de Estudo de Borboletas Nocturnas do Planalto das Cesaredas tem como objectivo dar conhecer a biodiversidade do espaço, em termos nocturnos, e conta com o apoio da Associação de Amigos do Planalto das Cesaredas. Os resultados das sessões já realizadas, bem como outras informações, podem ser consultados no site do projecto Estação de Estudo de Borboletas Nocturnas do Planalto das Cesaredas.

No âmbito da Estação de Estudo, foi apresentado uma proposta à 7.ª edição do Orçamento Participativo da Lourinhã. “O fascinante mundo das Borboletas na Lourinhã” é o nome da proposta a votação, pensada para as crianças em ambiente escolar, para os jovens e adultos, como forma de realçar a importância das questões ambientais. Pode ficar a saber mais sobre esta proposta aqui.