55 cidadãos ucranianos já chegaram à Lourinhã

Foi com aplausos que os 55 cidadãos ucranianos foram recebidos, no domingo, na Lourinhã. Depois de três dias de viagem e mais de 3500 quilómetros percorridos, chegaram cansados e apreensivos sobre aquilo que os esperava.

Halyna Malik integrou o grupo de voluntários que partiu na missão humanitária. A cidadã ucraniana que representa a comunidade no concelho facilitou, durante a viagem, o processo de tradução. Em entrevista à RCL, conta-nos como estes cidadãos se sentiram até à chegada a Portugal.

Uma missão solidária que mostra o espírito de ajuda da comunidade lourinhanense, o que muito orgulha o empresário David Batista.

Foram cinco os voluntários que partiram nesta missão solidária, entre os quais um elemento dos Bombeiros Voluntários da Lourinhã. À chegada, Emanuel Ribeiro descreveu-nos aquela que foi uma viagem “única”.

Palavras de Emanuel Ribeiro, na chegada dos 55 cidadãos ucranianos que abandonaram o país devido ao conflito entre a Rússia e a Ucrânia. Destes, 23 estão alojados em casas de proprietários belgas e em apartamentos cedidos pelo lourinhanense Mapril Baptista, estando a ser acompanhados pelos lourinhanenses envolvidos nesta missão humanitária. Os restantes estão instalados em casa de familiares no concelho e em municípios vizinhos.

Esta terça-feira, dia 15 de março, outros cinco lourinhanenses partiram rumo a Varsóvia com o intuito de trazer mais 44 cidadãos ucranianos para a nosso concelho. A chegada está prevista para domingo, dia 20.