Nazaré: surfista de ondas gigantes morre na Praia do Norte

Foto: Município da Nazaré

Márcio Freire, surfista de ondas gigantes, morreu esta quinta-feira (5 de janeiro), na Nazaré. Segundo a Autoridade Marítima Nacional (AMN), o surfista sofreu uma queda enquanto praticava surf rebocado na Praia do Norte. Esta é a primeira morte ligada ao surf de ondas gigantes no Canhão da Nazaré.

O surfista de 47 anos foi resgatado para o areal pela mota de água de apoio à atividade, tendo sido socorrido de imediato na praia pelos nadadores-salvadores que integram o dispositivo de apoio ao surf rebocado e, de seguida, pelos tripulantes de uma ambulância do INEM, acionada para o local.

“Após várias tentativas, não foi possível reverter a situação, tendo o óbito sido declarado no local pelos elementos do INEM”, lê-se na nota da AMN. Foi contactado o Ministério Público e o corpo foi transportado pelos Bombeiros Voluntários da Nazaré para o Instituto de Medicina Legal de Leiria.

O Gabinete de Psicologia da Polícia Marítima foi ativado para prestar apoio aos familiares da vítima.

O alerta para o acidente foi dado às 16h16 e no local estiveram operacionais do INEM, dos Bombeiros das Nazaré e da Autoridade Marítima Nacional.

Federação Portuguesa de Surf lamenta morte de Márcio Freire

Entretanto, a Federação Portuguesa de Surf (FPS) lamentou a morte do surfista brasileiro.

“A Federação Portuguesa de Surf lamenta o trágico falecimento, na Nazaré, do surfista brasileiro Márcio Freire. À família enlutada e à comunidade do surf de ondas grandes, os nossos sentimentos”, expressou a FPS em comunicado.

Também o município da Nazaré apresentou “os seus mais profundos pêsames a toda a família enlutada”, bem como a toda comunidade surfista.