Papagaios-do-mar recolhidos na costa Oeste não têm gripe aviária

O Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) afirmou que os resultados das análises aos papagaios-do-mar recolhidos em algumas praias da costa Oeste “são todos negativos para a gripe aviária”.

Segundo o Jornal de Notícias, que cita a Agência Lusa, o ICNF refere que continua a acompanhar o surgimento em algumas praias, sobretudo na zona de Peniche e da Lourinhã, de um elevado número de papagaios-do-mar mortos ou debilitados.

Segundo o ICNF, as equipas de vigilantes da natureza mantêm-se no terreno e, com apoio veterinário, têm avaliado o estado das aves que continuam a dar à costa, prestando os primeiros socorros e, de seguida, encaminhando-as para o Centro de Reabilitação de Animais Marinhos (CRAM) do ECOMARE, que pertence à Rede Nacional de Arrojamentos.

Na última sexta-feira (20 de janeiro), o ICFN confirmou que centenas de papagaios-do-mar estão a dar à costa mortos ou doentes, apontando como causa a dificuldade de se alimentarem devido ao mau tempo.

“Os papagaios-do-mar que têm arrojado estão bastante magros, pelo que se suspeita que os fortes temporais dos últimos dias poderão ter impedido as aves de se alimentarem normalmente”, explicou a mesma entidade.

Os vigilantes do ICNF têm percorrido as praias da região Oeste para recolher “todas as aves que ainda se encontram vivas e debilitadas” e efetuar o levantamento dos papagaios-do-mar mortos.
De acordo com o “Atlas das Aves Marinhas de Portugal” online, o papagaio-do-mar é uma espécie exclusiva do Atlântico Norte e pode aparecer acidentalmente nos Açores e Madeira e atravessar, enquanto migrante, a costa portuguesa nos meses de inverno.

A espécie está em “declínio moderado” pela redução da natalidade, devido às alterações climáticas, capturas acidentais em redes de pesca ou contaminação por hidrocarbonetos.