PSD e PS vão apresentar moções à Assembleia Municipal

“As condições de saúde no Oeste” é o mote da moção que o grupo municipal do PSD vai apresentar hoje à noite, dia 28 de fevereiro, na reunião da Assembleia Municipal da Lourinhã. A moção, enviada à RCL, reflecte as preocupações da Concelhia do partido sobre as “condições de transporte de doentes”.

No documento, os social-democratas referem que o transporte de doentes urgentes e não urgentes entre os hospitais do Oeste e os hospitais centrais está a ser assegurado pelas corporações de Bombeiros locais – o que consideram que pode colocar em causa o atendimento eficaz e a resposta ao socorro primário das populações.

Os social-democratas pedem assim à Assembleia Municipal que questione, com carácter de urgência, à Ministra da Saúde, sobre qual o ponto de situação sobre o transporte de doentes urgentes e não urgentes entre as unidades hospitalares do CHO e entre os hospitais centrais.

O grupo municipal do Partido Socialista também vai apresentar na reunião desta noite uma moção de protesto – relativa à urgente recuperação e manutenção das estradas nacionais do Concelho. No documento, defendem que a estrada nacional 8-2 (Torres Vedras/Lourinhã) e o troço da EN 247 (Lourinhã/Peniche) são os que se encontram em pior estado de conservação e que carecem de obras mais urgentes.

Na moção, o PS Lourinhã apela à Assembleia Municipal que reivindique às Infraestruturas de Portugal uma intervenção com “carácter de urgência”, nestes troços, para contribuir para a prevenção de acidentes, salvaguardando a segurança de pessoas e bens.

A reunião desta noite da Assembleia Municipal está marcada para as 21 horas e conta com 9 pontos na ordem de trabalhos. Entre eles a discussão e votação da atribuição de apoio financeiro à Freguesia do Vimeiro, no âmbito do desenvolvimento do projecto Ginástica Sénior e a discussão e votação do Protocolo de colaboração a celebrar entre o Município e a Associação de Freguesias do Concelho da Lourinhã – para beneficiação dos caminhos das freguesias associadas, através do corte e limpeza de caniços.