OesteCIM cria Rede Intermunicipal para reforçar políticas de juventude no Oeste
A Comunidade Intermunicipal do Oeste realizou na quarta-feira a primeira reunião de trabalho da Rede Intermunicipal de Profissionais de Juventude do Oeste, um encontro, que segundo esta entidade, “assinala um passo decisivo na consolidação de uma estratégia integrada para as políticas de juventude na região”.
Esta primeira reunião marcou o arranque formal de um trabalho em rede assente na cooperação entre municípios, técnicos municipais e estruturas regionais, com o objetivo de reforçar o impacto das políticas públicas dirigidas aos jovens, tendo sido definidos como objetivos comuns a realização de diagnósticos municipais atualizados sobre a realidade juvenil, a identificação das principais necessidades e desafios enfrentados pelos jovens, o reforço dos mecanismos de participação jovem na construção das políticas públicas locais e o desenvolvimento de estratégias mais acessíveis, inovadoras e mobilizadoras.
Segundo um comunicado enviado à RCL, a Rede Intermunicipal de Profissionais de Juventude do Oeste pretende apostar igualmente no “fortalecimento da cooperação intermunicipal, promovendo a partilha de boas práticas e a criação de projetos conjuntos”. Está também prevista a identificação e mobilização de linhas de financiamento nacionais e europeias, bem como a definição de um plano de ação intermunicipal com metas e indicadores que permitam monitorizar a evolução das políticas de juventude na nossa região.
A iniciativa passa também por outros eixos estratégicos, como a construção de uma visão comum para a juventude do Oeste e o incentivo de dinâmicas intermunicipais que reforcem a participação ativa dos jovens em políticas públicas partilhadas.
Em comunicado, a OesteCIM afirma ainda que a capacitação dos profissionais de juventude esteve “no centro desta primeira reunião, sublinhando-se a importância do investimento contínuo nas competências técnicas, na aprendizagem ao longo da vida e na valorização dos recursos humanos como fatores determinantes para a qualidade das políticas públicas locais e para a melhoria das condições de vida dos jovens”.
A Comunidade Intermunicipal do Oeste diz assim reafirmar o seu compromisso “com uma visão estratégica e integrada” para o território.