COVID-19: “Camião da Esperança” vai realizar testes no interior do país

A partir de amanhã, 16 de Abril, uma unidade móvel de informação e rastreio para o novo coronavírus vai circular pelo interior do país, para realizar testes de despiste ao COVID-19. “Camião da Esperança” foi o nome dado à iniciativa que pretende “aumentar o número de testes em comunidades com problemas de mobilidade”.

Num comunicado enviado à nossa redacção, a KPMG (uma empresa direccionada para serviços de auditoria, fiscalidade e consultoria, promotor da iniciativa), refere que o camião vai percorrer várias cidades e vilas do interior do país, com médicos, enfermeiros, técnicos administrativos e uma equipa de limpeza. Estes profissionais vão estar “prontos para a informar, aconselhar, cuidar e testar os habitantes destes territórios”.

A unidade móvel vai estar equipada com o equipamento necessário para a realização de testes aos habitantes e vai dispor de duas salas de observação, áreas reservadas de controlo e instalações sanitárias. No comunicado, a KMPG sublinha que o “Camião da Esperança”, está preparado para a realização de cerca de uma centena de testes diários, com a expectativa da divulgação de resultados em 48 horas. O tempo médio de circulação do Camião da Esperança em cada localidade será de um dia.

Os testes de despiste vão ser comparticipados pelos municípios, que, em conjunto com as autoridades de saúde, definem os casos prioritários para realização dos testes.