Município de Torres Vedras investe 200 mil euros para arranque do ano lectivo

A Câmara Municipal de Torres Vedras investiu mais de 200 mil euros na preparação do ano lectivo devido à pandemia. Uma das medidas implementadas passa pelo reforço de assistentes operacionais.

Em comunicado enviado à nossa redacção, a autarquia explica que, no início do novo ano lectivo, os estabelecimentos de ensino do Concelho vão contar com 178 assistentes, dos quais 143 destinam-se a cumprir o rácio definido pelo Ministério da Educação. Destes, 15 destinam-se ao acompanhamento de alunos com necessidades educativas especiais (ou outras situações excepcionais) e 20 para fazer face ao aumento de tarefas decorrentes da actual situação de pandemia.

Ao nível das actividades e serviços extracurriculares promovidos pelo Município haverá alguns ajustes. A actividade de Natação será interrompida este ano, devido ao uso de balneários, bem como de transportes colectivos. Essa atividade vai ser substituída por uma hora de educação física nas instalações da própria escola.

As actividades dos Serviços Educativos também serão adaptadas, não havendo deslocações aos respectivos espaços.

Quanto ao Serviço de Apoio à Família no pré-escolar, vai ficar direccionado para os alunos que têm uma necessidade absoluta, sendo por isso necessário os encarregados de educação apresentarem um documento comprovativo do horário de trabalho.

O Município decidiu manter o projeto de “Estudo em casa”, continuando a apoiar no fornecimento de computadores e no acesso à Internet, e a distribuição de refeições ao domicílio para alunos carenciados.

No que respeita às instalações das escolas, o Município assumiu a execução de reparações e melhorias de espaços exteriores e interiores para proporcionar melhores condições físicas de acolhimento dos alunos. As obras para adaptação dos espaços escolares estão relacionadas com o maior uso de espaços ao ar livre, que foram readaptados, colocação de separadores para reduzir o risco de contágio e proporcionar uma circulação mais diferenciada, assim como colocação de janelas para facilitar o arejamento dos espaços.

A autarquia efectuou também o levantamento de espaços desocupados junto das escolas, para criar alternativas em caso de haver necessidade de deslocar ou fazer o desdobramento de turmas.

A este conjunto de medidas, juntam-se sessões de esclarecimento, que o Município vai promover, em conjunto com técnicos de saúde, para preparar toda a comunidade para um ano lectivo atípico.

Nas escolas do concelho, todas as turmas vão funcionar em horários desfasados para diversificar as entradas e saídas e evitar a concentração de alunos e há escolas que vão prolongar as aulas até às sete da tarde.

A autarquia está a trabalhar com as operadoras de transportes e com a Oeste CIM no eventual aumento de horários dos transportes colectivos, em caso de necessidade.