Quatro surtos de COVID-19 em lares da Lourinhã com mais de 100 infectados

Estão activos no Concelho da Lourinhã quatro surtos de Covid-19 em Estruturas Residenciais para Idosos, que totalizam 110 pessoas infectadas.

O surto na AMETIC (Casa de Repouso de Santa Bárbara) é aquele que apresenta maior número de casos positivos: 66. Segundo dados da autarquia, enviados à nossa redacção, o surto na instituição levou à testagem de 153 pessoas. Dos 66 casos activos, 42 dizem respeito a utentes e 24 a profissionais.

No Lar Vila Loba, na Lourinhã, estão infectadas 35 pessoas: 26 utentes e nove profissionais. O surto na instituição levou à testagem de 46 pessoas.

Quanto ao surto no Lar do Centro Social e Paroquial da Moita dos Ferreiros existem sete casos positivos, dois deles em utentes e os restantes cinco em funcionários. O surto nesta instituição levou à testagem de 82 pessoas.

Já o surto no Lar da Santa Casa da Misericórdia da Lourinhã é o único onde há a registar uma vítima mortal, por causa da Covid-19. Segundo os dados da Câmara Municipal, existem apenas dois casos activos na instituição. O surto no Lar da Santa Casa da Misericórdia da Lourinhã levou à testagem de 111 pessoas.

No Concelho da Lourinhã há também a registar um surto de infecção numa casa de acolhimento para jovens. O surto na Casa Pia da Lourinhã, na Areia Branca, conta com 21 casos positivos. Dos casos activos, 15 dizem respeito a utentes da instituição e seis a funcionários.

Os últimos dados divulgados pela autarquia, sobre a evolução da pandemia no concelho, dão conta de 208 casos activos. Segundo os dados, referente ao dia 23 de Janeiro, estão em isolamento 627 pessoas. Desde o início da pandemia foram contabilizados no Concelho da Lourinhã 762 casos de infecção. Há também a registar 15 vítimas mortais.