COVID-19: Torres Vedras pede ajuda internacional para evitar “situação potencialmente catastrófica”
O agravamento da pandemia de Covid-19 em Torres Vedras levou o presidente da Câmara Municipal, Carlos Bernardes, a pedir ao Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros que active a ajuda internacional para reforçar com recursos humanos o hospital da cidade, com cinco médicos e dez enfermeiros.
Num comunicado, a autarquia explica que o pedido de ajuda internacional foi elaborado “em estreita colaboração com o Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Oeste, num momento em que o hospital de Torres Vedras se encontra numa situação difícil.”
No ofício enviado a Augusto Santos Silva, a Câmara Municipal disponibiliza-se para assegurar o transporte, a alimentação, a estadia e a remuneração por um período de 15 dias a estes profissionais de saúde, de forma a fazer face a uma “situação potencialmente catastrófica”.
Segundo os últimos dados divulgados pelo município, referentes ao dia 24 de Janeiro, estão activos no concelho 1364 casos de infecção. Estão activos vários surtos de Covid-19 no território do concelho, um deles na unidade hospitalar. O surto no hospital de Torres Vedras apresenta 108 casos activos e 24 vítimas mortais.