Lourinhã: GNR localiza idoso desaparecido na Moita dos Ferreiros

A Guarda Nacional Republicana da Lourinhã localizou no passado domingo, dia 21 de Março, um idoso de 76 anos que tinha sido dado como desaparecido na freguesia de Moita dos Ferreiros. O alerta terá sido dado à GNR por um familiar.

Em comunicado enviado à nossa redacção, a GNR explica que o idoso não era visto desde 20 de Março, e desde logo, “os militares encetaram diligências policiais para o localizar, percorrendo toda a área envolvente e questionando os demais familiares e vizinhos.” O idoso “acabou por ser localizado no interior da sua habitação, prostrado no chão da casa de banho e consciente, mas com evidentes sinais de hipotermia e bastante debilitado”, uma vez que, por ter caído, esteve assim durante 24 horas.

Os militares accionaram a assistência médica para o local, tendo o idoso sido transportado para uma unidade hospitalar para acompanhamento do seu estado de saúde. Esta acção da GNR contou ainda com o apoio dos Bombeiros Voluntários da Lourinhã.

No comunicado, a GNR sublinha que está “particularmente atenta” para o fenómeno do desaparecimento de idosos, “não só pelo esforço desenvolvido no sentido de permitir a localização dos desaparecidos, mas sobretudo pela prevenção deste tipo de ocorrências”.

Assim, a GNR alerta para que os familiares estejam cientes se os idosos ainda estão nas suas plenas capacidades físicas e psíquicas, para poderem sair de casa sozinhos, sem correrem o risco de se perderem e que devem procurar conhecer as rotinas dos idosos e ter informação sobre o local para onde estes pretendem ir quando saem de casa, para que, no caso da chegada tardar mais do que o previsto, possam por aí iniciar a sua procura.

A GNR refere ainda que os idosos devem fazer-se acompanhar de um telemóvel, sempre que possível, para que, em caso de necessidade, possam contactar ou serem contactados pelos seus familiares. Os idosos devem ainda ter sempre na sua posse os contactos dos seus familiares, para que, em caso de desorientação, outras pessoas possam entrar em contacto com os mesmos.