COVID-19: Município da Lourinhã actualiza medidas de prevenção até 2 de Maio

Foto: Câmara Municipal da Lourinhã

A Câmara Municipal da Lourinhã actualizou as medidas de combate à pandemia de Covid-19 no nosso concelho, na sequência da publicação do decreto-lei que regulamenta o Estado de Emergência, a 17 de Abril, decretado pelo Presidente da República.

Num comunicado enviado à nossa redacção, o presidente da Câmara Municipal, João Duarte Carvalho, informa a população das medidas de prevenção que estão agora em vigor no concelho, e que estão “sujeitas à avaliação permanente, em articulação com as orientações das autoridades de saúde”.

O município explica que continua em funcionamento o atendimento ao munícipe no edifício dos Paços do Concelho, apenas por marcação, os Mercados Municipais da Lourinhã e Praia da Areia Branca, os parques e jardins de gestão municipal, bem como o Parque de Campismo da Praia da Areia Branca. A Galeria Municipal da Lourinhã, o Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro, o Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira e o Auditório Municipal também se mantêm em funcionamento. Segundo o comunicado, o Pavilhão Polidesportivo Municipal, o Pavilhão da Casa do Povo (onde funciona o Centro de Vacinação Covid-19), os Postos de Turismo da Lourinhã e da Praia da Areia Branca e o Estádio Municipal (com circulação condicionada e exclusiva a atletas e equipas técnicas) também estão em funcionamento.

Quanto às cerimónias fúnebres, estão podem realizar-se no interior do cemitério acompanhadas por família, no máximo de 30 pessoas, condicionadas ao cumprimento das normas emanadas pela Direcção-Geral de Saúde. Os restaurantes e similares estão autorizados a funcionar desde segunda-feira, com um máximo de quatro pessoas por mesa no interior ou seis por mesa em esplanadas. Aos dias úteis os restaurantes podem funcionar até às 22h30 e às 13h nos fins-de-semana e feriados. Após este horário e até às 22h30, apenas é possível disponibilizar refeições ou produtos embalados em regime de take-away. Já o Dino Parque da Lourinhã deve encerrar o serviço de restauração aos fins-de-semana e feriados às 13h. Após este horário e até às 18h, apenas é possível disponibilizar refeições ou produtos embalados em regime de take-away.

A autarquia esclarece ainda que se vão manter encerradas instalações e equipamentos de actividades recreativas, de lazer e diversão, como discotecas, bares e salões de dança ou de festa, equipamentos de diversão e similares, salões de jogos e salões recreativos, entre outros.

Os espaços para a realização de actividades desportivas, como campos de rugby e similares, pavilhões ou recintos fechados, ringues de boxe, artes marciais ou similares e Estádio também se mantém encerrados ao público. Quanto às termas e spas o seu funcionamento ainda não é permitido.

O município esclarece ainda, na nota, que estas medidas vão estar em vigor até 2 de Maio, estando sujeitas à avaliação permanente, em articulação com as orientações das autoridades de saúde.