Autárquicas’21: entrevista a Renato Henriques (Chega), candidato à CML

“Concorremos para ganhar as eleições e estamos preparados para governar a Câmara Municipal”. É com confiança e optimismo que Renato Henriques, candidato do partido Chega à Câmara Municipal da Lourinhã, encara as eleições do próximo dia 26 nesta que será a primeira vez que o partido vai a votos para as autarquias locais.

Com um currículo composto por várias candidaturas aos órgãos de poder local por várias famílias políticas, o candidato de 42 anos considera que o que mais importa são as pessoas e o agir em prol da terra.

O programa eleitoral agora apresentado resulta de um trabalho iniciado “há mais de um ano”, com a auscultação dos problemas apontados pela população e pelas várias freguesias do concelho. Entre os principais objectivos da sua candidatura está a resolução dos esgotos, algo que considera “inadmissível”.

Caso seja eleito no próximo dia 26, Renato Henriques defende a “revisão imediata” do Plano Director Municipal (PDM) – um documento que, no seu entender, “não é para todos”. Considera, por isso, que o PDM deve ser mais claro para atrair os investidores.

O Rio Grande é um dos assuntos que está presente na agenda política do candidato. Uma situação que diz ser vergonhosa, defendendo a necessidade de apurar a origem das descargas ilegais.

Apontando as desigualdades entre o litoral e o interior do concelho, destaca a necessidade de investir na reabilitação urbana nas localidades do interior.

Renato Henriques lamenta que o município não tenha conseguido que os turistas que visitam o Dino Parque se desloquem a outros locais do concelho. Na sua opinião, devem ser criados programas que tragam os visitantes ao centro da Vila e a outras localidades do concelho.

Caso seja eleito, Renato Henriques compromete-se ainda a baixar o valor do IMI (para o valor mínimo de 0,30%), criar uma rede de ecopontos subterrâneos e construir um canil e gatil, bem como reestruturar o serviço veterinário municipal. 

Reduzir o número de vereadores a tempo inteiro (de quatro para três) é uma das promessas do candidato, que garante também, caso seja eleito, de abdicar de 20% do vencimento.

Declarações de Renato Henriques, candidato do Chega à presidência da Câmara Municipal da Lourinhã para as próximas Eleições Autárquicas. A entrevista completa pode ser vista aqui. Orlando Carvalho, candidato da coligação ‘Lourinhã Somos Nós’ PSD/CDS é o quarto e último convidado deste ciclo de entrevistas – um momento que pode ser acompanhado esta noite, a partir das 21h30, na emissão da RCL e através das redes sociais.