Aspirante Geoparque Oeste marca presença na 32.ª edição da BTL

O Aspirante Geoparque Oeste marca presença na 32.ª edição da Bolsa de Turismo de
Lisboa (BTL), que arranca esta quarta-feira, 16 de março, e se estende até ao próximo domingo. No pavilhão 2, existe uma área dedicada aos Geoparques Mundiais da UNESCO Portugueses e
aspirantes, com vista à divulgação e promoção destes territórios.

O evento conta com um programa diário com várias atividades e momentos de degustação dos produtos locais de cada território. “Sendo a BTL um espaço de negócio e networking entre todos os profissionais da área do Turismo, o Aspirante Geoparque Oeste lançou o convite aos seus parceiros de animação turística e hotelaria para estarem presentes ao longo dos cinco dias”, refere, em comunicado, o Aspirante Geoparque Oeste.

Os parceiros que vão estar presentes no certame são os seguintes: Experience Sport, Furnaka Village, Intertidal, Oestetur, Promar Eco Beach & Spa Hotel, Quinta da Galeana, The Wind House e TudAventura. Na área da gastronomia teremos também parceiros, que aderiram ao programa
Prego Dourado, que estarão a realizar degustação dos seus produtos, serão eles: Adega
Cooperativa da Lourinhã, Andsome Beer, Bombondrice, Dom José, Quinta do Sanguinhal e
Sidrada. No balcão principal do stand vai ser feita a apresentação de dois importantes
projetos – a plataforma Pediguias by aspiring Geoparque Oeste e a apresentação do Concurso
de Fotografia em parceria com a revista National Geographic Portugal.

João Serra, Presidente da Associação Geoparque Oeste, considera que a presença na BTL 2022 “é
uma oportunidade de mostrar o que de melhor o território tem para oferecer, mas por
outro lado evidenciar que a nossa candidatura a Geoparque Mundial da UNESCO está no caminho
certo”. Ou seja, explica, “estamos a conseguir reunir o património natural e cultural, mas também as
instituições, autarquias e sociedade civil em torno de um projeto agregador e de promoção territorial.”

Também o Coordenador Executivo do Aspirante Geoparque Oeste considera importante a participação na BTL. Segundo Miguel Reis Silva, “demonstra que as pessoas começam a reconhecer os objetivos e relevância do projeto”. Por outro lado, diz, “é uma forma de motivar outras empresas a integrarem o programa de parcerias do aspiring Geoparque Oeste e assim criarmos uma rede de promoção territorial dinâmica com vantagens para todos.”

Este ano, a BTL conta com um número superior a 1.400 expositores. Segundo a organização, “será uma grande montra dos diferentes players do Turismo, desde agências de viagens e operadores turísticos, hotelaria, transportes, unidades de turismo rural, entidades regionais de turismo, regiões entre muitos outros”.