“A Menina e a Borboleta” é o primeiro livro infantil da lourinhanense Ana Paula Almeida

Esperança é a protagonista da história “A Menina e a Borboleta”, o primeiro livro infantil da lourinhanense Ana Paula Almeida. Um livro que conta a história desta menina, que sonhava com os aplausos do público.

Foi o filho da autora o motivo por detrás da escrita do livro. Numa entrevista à RCL, Ana Almeida contou-nos que o seu filho Miguel, de 9 anos, pedia para que lhe contasse histórias inventadas por si.

Os animais foram a principal inspiração da autora para a criação do livro, dado ao seu simbolismo, e por serem seres vivos com os quais as crianças se identificam.

Ana Paula Almeida

A professora de Português e Francês considera que os livros infantis “são para todos” e não apenas para as crianças, sublinhando que o mais engraçado desta experiência tem sido o feedback dos meninos que lêem a história.

A história esteve durante dois anos guardada na gaveta, até que, no início deste ano, Ana decidiu enviá-la para uma editora, tendo recebido uma resposta positiva. Com mais histórias no papel, mas ainda guardadas na gaveta, a autora espera que possa publicar uma nova história, “relacionada com segredos”, já no próximo ano.

Ana Paula Almeida pretende ainda fazer uma sessão de apresentação do livro na Lourinhã, um desejo que está ainda pendente por causa da pandemia. O livro “A Menina e a Borboleta” pode ser adquirido nas livrarias habituais (Fnac, Wook e Bertrand) e, brevemente, na Livraria ‘Livro Aberto’, na Lourinhã. A obra está também disponível online, no site da Flamingo Edições.