COVID-19: Município da Lourinhã reforça medidas para combate à pandemia

Criar um espaço para a realização de testes rápidos ou para a venda de auto-testes à Covid-19 é uma das medidas que vai ser implementada no Concelho da Lourinhã, com vista a minimizar o risco de transmissão da pandemia. A medida foi tomada na passada sexta-feira, dia 9 de Julho, em reunião da Comissão Municipal de Protecção Civil,  que reuniu para avaliar a situação pandémica no concelho.

Entre as medidas que vão ser implementadas durante as próximas semanas, está a implementação de acções de sensibilização, dirigidas à população, às empresas, aos estabelecimentos comerciais e aos funcionários da autarquia.

A Protecção Civil Municipal vai monitorizar a aplicação dos planos de contingência nas Estruturas Residenciais para Pessoas Idosos e solicitar o aumento de efectivos da GNR para reforçar a fiscalização no terreno.

Ao longo das próximas semanas, a autarquia vai apelar à vacinação, com especial enfoque na população mais jovem e naqueles que faltaram à marcação para a primeira toma da vacina, recolher dados da comunidade migrante, com vista à sua vacinação e solicitar a vacinação dos nadadores-salvadores nas praias do concelho “como grupo essencial para manter a normalidade da época balnear”.

Face à evolução da pandemia no concelho, a Comissão Municipal de Protecção Civil recomenda para que não sejam realizados “eventos que fomentem a aglomeração de pessoas e favoreçam a propagação do vírus”.

Na reunião foi também decidido promover reuniões com as associações locais e a com a Autoridade de Saúde Local, para a minimização de situações de risco nos espaços associativos.

Os últimos dados sobre a evolução da pandemia no concelho, enviados à nossa redacção, dão conta de 136 pessoas infectadas com Covid-19 e de 511 pessoas em isolamento.