Aguardente DOC Lourinhã “é uma das joias da coroa”, diz presidente da CVR Lisboa

“Foi uma caminhada fantástica”. É assim que Francisco Toscano Rico descreve os 30 anos que passaram desde a assinatura do Decreto-lei que criou, em 1992, a Região Demarcada da Aguardente Vínica de Qualidade com Denominação de Origem Controlada “Lourinhã”.

Única em Portugal e uma das três regiões de produção de aguardente vínica da Europa, o presidente da Comissão Vitivinícola da Região (CVR) Lisboa considera que a Aguardente DOC Lourinhã é uma das “joias da coroa” da região.

A propósito dos 30 anos da região demarcada, o Município da Lourinhã inaugurou as obras de requalificação da Rua Engenheiro Adelino Amaro da Costa que, para além da regeneração do espaço público, englobaram também a requalificação da rotunda, agora dedicada à temática da Aguardente DOC Lourinhã.

Francisco Toscano Rico aplaudiu a iniciativa do município em promover um dos ex-libris do concelho que, para além de projetar o território, aproxima a população do próprio produto.

Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal da Lourinhã relembrou algumas das personalidades que se dedicaram, ao longo dos anos, à promoção da Aguardente DOC Lourinhã.

Palavras de João Duarte Carvalho, a propósito dos 30 anos da Região Demarcada da Aguardente Vínica de Qualidade com Denominação de Origem Controlada “Lourinhã”, que se assinalam esta segunda-feira, dia 7 de março.