Lourinhã: inauguradas obras de requalificação da Rua Eng.º Adelino Amaro da Costa

Já foram inauguradas as obras de requalificação da Rua Engenheiro Adelino Amaro da Costa, na vila da Lourinhã. A inauguração aconteceu esta segunda-feira, 7 de março, dia em que se assinalaram os 30 anos da Região Demarcada da Aguardente Vínica de Qualidade com Denominação de Origem Controlada “Lourinhã”.

A intervenção teve por objetivo desenvolver o centro urbano da vila, promovendo a articulação entre os percursos pedonais e a circulação automóvel e a introdução de áreas verdes.

Para o presidente da Câmara da Lourinhã, só com uma promoção articulada do território, é possível tornar a Lourinhã mais atrativa e com melhor qualidade de vida.

Palavras de João Duarte Carvalho, presidente da Câmara Municipal, na cerimónia pública que assinalou a conclusão das obras na Rua Eng.º Adelino Amaro da Costa. Para além da intervenção feita na rotunda, a requalificação contemplou ainda a reformulação de pavimentos, estacionamentos, espaços verdes, mobiliário e equipamento urbano e iluminação pública.

Inserida no Plano de Ação de Regeneração Urbana, a obra representa um investimento de 85 885,58 euros e contou com o apoio financeiro da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), no valor de o valor de 486.684,95 euros.

A cerimónia de inauguração contou com a presença do executivo da Câmara Municipal, do presidente da Assembleia Municipal, Brian Silva, os presidentes dos executivos da União das Freguesias de Lourinhã e Atalaia, Pedro Margarido, de Miragaia e Marteleira, Edgar Santos, da Junta da Moita dos Ferreiros, Rui Perdigão, e da Junta de Ribamar, Mauro Antunes. Marcou também presença o presidente da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa, Francisco Toscano Rico, o proprietário da Quinta do Rol, Carlos Melo Ribeiro, o presidente da direção Adega Cooperativa da Lourinhã, Jorge Humberto e o grão-mestre da Colegiada da Aguardente DOC Lourinhã, José Nuno Leitão.