Alunos lourinhanenses assistem a palestra “Educar para o direito”

Decorreu, no passado dia 19 no Auditório da AMAL – Associação Musical e Artística Lourinhanense, a palestra “Educar para o direito”, dirigida pela advogada Paula Varandas aos alunos do 9º ano de escolaridade das escolas do concelho da Lourinhã.
Esta iniciativa, promovida pelo município da Lourinhã, em articulação com os dois agrupamentos de escolas do concelho, contou com um total de 127 alunos e 9 professores, das Escolas de Ribamar e Dr. Afonso Rodrigues Pereira.
De acordo com um comunicado do Município, um dos principais objetivos do projeto “é sensibilizar os jovens, habilitando-os a conhecerem matérias de natureza criminal mais evidentes nas suas idades, assim como as respetivas consequências”. Os temas penais mais relevantes, que foram objeto de exposição e debate, foram os entendidos como os mais prementes para este escalão etário, como a violência no namoro, bullying, ciberbulling, droga, injúrias, ameaças, furto e roubo.
Na sessão, foram apresentados casos reais, salientando a gravidade de condutas ilícitas e respetivas consequências penais, tendo em conta que qualquer pessoa com 16 anos é criminalmente responsável pelos crimes que comete.
A Associação Paula Varandas – Educar para o direito, fundada pela oradora, surgiu em 2015 e tem como objetivo divulgar, junto das escolas e demais instituições educativas, as consequências legais dos comportamentos desviantes dos adolescentes e alertá-los para as implicações que essas más escolhas têm no seu futuro.