AML apresenta Assembleia Municipal Jovem

Foi apresentada esta segunda-feira (15/01) a Assembleia Municipal Jovem, na sessão “Viver Abril na Educação: caminhos para uma escola plural e participativa”.

A iniciativa, dirigida a alunos do 9º ano do Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente, teve como foco a liberdade, o poder de decisão dos jovens e a sua participação ativa na política.

Brian da Silva, presidente da Assembleia Municipal da Lourinhã, apresentou o projeto da Assembleia Municipal jovem, um espaço que leva os jovens a interagir diretamente com a Câmara Municipal

O projeto propõe aos alunos a realização de reuniões, entre os meses de fevereiro e maio, para identificar problemas e soluções, bem como debater propostas para discutir na Assembleia.

A tomada de posse da Assembleia Municipal Jovem está prevista para o dia 15 de fevereiro, e a 24 de maio, a Assembleia reúne no Salão Nobre dos Paços do Município. A última fase desta iniciativa passa por uma avaliação do projeto e dos seus intervenientes.

Joaquim Completo, diretor do Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente, levou o tema da participação política ativa dos jovens a nível nacional, com a apresentação do Programa “Parlamento dos Jovens 2024”.

O tema a ser desenvolvido este ano deu nome à sessão:  “Viver Abril na Educação: caminhos para uma escola plural e participativa” – Nos dias 27 e 28 de Maio os jovens são chamados à Assembleia da República para apresentar todo o trabalho desenvolvido em redor do tema

Ainda sobre o tema do Parlamento, João Duarte Carvalho, Presidente da Câmara Municipal da Lourinhã, falou aos alunos do Agrupamento sobre os tempos antes do 25 de abril, nomeadamente na educação antes da revolução de 1974.

O presidente aproveitou a ocasião para reforçar a importância da educação para o município, com destaque para a Escola Secundária da Lourinhã, garantindo que as obras de intervenção e ampliação representam uma “preocupação” para a autarquia.

Decorreu assim a sessão “Viver Abril na Educação: caminhos para uma escola plural e participativa”, um incentivo aos alunos para a participação ativa em contexto político, tanto no Programa “Parlamento dos Jovens 2024” como na Assembleia Municipal Jovem.