Arranca segunda-feira o recenseamento da população e da habitação na Lourinhã
Arranca na próxima segunda-feira, dia 5 de Abril, o XVI Recenseamento da População e o VI Recenseamento da Habitação. Os Censos 2021 são realizados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), em articulação com as autarquias locais. No Concelho da Lourinhã estão envolvidas 40 pessoas no processo, entre recenseadores, coordenadores de freguesia e delegado municipal.
Em entrevista à RCL, Cláudia Oliveira, delegada sub-regional do INE nos concelhos da Lourinhã, Cadaval e Bombarral, disse-nos que os recenseadores vão começar a distribuir, porta-a-porta, as cartas com o código já a 5 de Abril. No total, será distribuída uma carta por agregado familiar.
Segundo a delegada sub-regional, todas as cartas vão ser entregues até 18 de Abril. É só depois dessa data que a população deverá começar a responder aos inquéritos. A resposta deve ser dada até 3 de Maio e pode ser feita por via digital (através do site do INE), por telefone ou no e-balcão disponível em cada uma das Juntas de Freguesia do concelho (com marcação prévia).
Cláudia Oliveira considera que a resposta via digital, de forma autónomoa, poderá ser mais difícil em alguns locais do concelho. O acesso à Internet ou a falta de literacia digital foram alguns factores apontados pela responsável. Nesses casos, a pessoa poderá responder ao inquérito com o apoio do recenseador.
Para ajudar o trabalho dos recenseadores, o Município da Lourinhã divulgou na sua página de Facebook os nomes e as caras dos 40 recenseadores do concelho. Para Cláudia Oliveira, o reconhecimento da cara e do nome do recenseador poderá transmitir uma mensagem de segurança à população, criando uma relação de proximidade entre o recenseador e respondente.
Antes de começaram o trabalho de campo já na próxima segunda-feira, todos os envolvidos no processo participaram em 3 sessões informativas. A entrega do material de apoio, como coletes, pastas, cartões, cartografia e programas digitais activos decorreu esta quinta-feira (1 de Abril), nas instalações da Associação de Freguesias do Concelho da Lourinhã e contou com a presença de Cláudia Oliveira, Fernando Ferreira, coordenador de freguesia e João Leitão, delegado municipal. O INE estima que em todo o território do Concelho da Lourinhã existam 17.440 alojamentos, entre os quais, 9785 de residência habitual.