As emissões experimentais de rádio na Lourinhã recordadas no Dia Mundial da Rádio

Recuamos a meados da década de 80, para nos encontrarmos com as emissões de rádio experimentais na Lourinhã, iniciadas por António Teotónio. Neste Dia Mundial da Rádio, 13 de Fevereiro, levantamos o véu daquilo que pode ver no Museu da Lourinhã, na exposição temporária “Coleção de Rádios do Museu da Lourinhã”.

Numa entrevista especial, António Teotónio recorda o arranque das emissões piratas, numa altura em que grande parte dos equipamentos eram por si construídos. 

Entre os objetos expostos, está um gravador semelhante ao utilizado em reportagens desportivas, numa altura em que afinar o sinal do rádio era fundamental para dar a melhor qualidade aos ouvintes. 

Uma exposição onde os visitantes mais idosos recordam com “muita nostalgia” os rádios que antigamente utilizavam. Entre eles está um rádio de 1952 que foi oferecido ao Museu da Lourinhã, como nos conta Carla Abreu.

Inaugurada no ano passado a propósito do aniversário do Museu da Lourinhã, a exposição “Coleção de Rádios do Museu da Lourinhã”- que contou com o contributo da RCL – pode ser vista até Junho. A entrevista completa a António Teotónio e Carla Abreu, a propósito do Dia Mundial da Rádio, pode ser acompanhada no domingo, depois das notícias das 13h e das 19h e também através do Facebook da RCL.