Aspirante Geoparque Oeste formaliza protocolo com a Reserva da Biosfera das Berlengas (UNESCO)

O aspirante Geoparque Oeste e a Reserva da Biosfera das Berlengas (UNESCO) vão formalizar um protocolo de colaboração, científica e administrativa. O documento é assinado esta noite, às 21, na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, por ocasião do Dia Europeu do Mar.

Em comunicado, o aspirante Geoparque Oeste refere que o objetivo do protocolo é o “estabelecimento de bases de cooperação pedagógica, científica e de formação entre as partes envolvidas, nomeadamente através do desenvolvimento de iniciativas comuns”, que envolvam membros da Comissão de Cogestão das Berlengas, associados da Associação Geoparque Oeste e entidades parceiras, “em prol de uma maior articulação entre instituições, autarquias e a academia.”

A Associação Geoparque Oeste considera que este protocolo de colaboração “é um marco muito relevante para o território”, dada a atividade de ambas as instituições, “que se articulam no interesse pelas áreas do ensino e da ciência”.

Após a sessão de assinatura do protocolo será também exibido o documentário de paleontologia ‘Por Terras do Jurássico’, que terá como convidados Luís Vítor Duarte (professor associado na Universidade de Coimbra – Departamento de Ciências da Terra) e Bruno Pereira (geólogo da equipa do aspirante Geoparque Oeste), que vão falar sobre a relevância geológica e paleontológica deste território, com especial enfoque na Ponta do Trovão.

Ao longo de cerca de 60 minutos, o público vai ter a oportunidade de conhecer o aspirante Geoparque Oeste enquanto território. A entrada é livre mas a inscrição obrigatória, podendo ser feita aqui. Na Lourinhã a exibição deste documentário acontece a 25 deste mês, no Auditório Dr. Afonso Rodrigues Pereira. Nesta sessão vai participar o paleontólogo Octávio Mateus, o coordenador científico do Dino Parque, Simão Mateus, e Carla Tomás do GEAL.