Assembleia Municipal da Lourinhã aprova manutenção da taxa de IMI

A Assembleia Municipal da Lourinhã aprovou a manutenção da taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) de 0,35%. A proposta foi aprovada por maioria, com três votos contra dos deputados eleitos pelo Chega e pelo PCP, na última reunião do órgão deliberativo.

Para além da manutenção do IMI, o município vai manter a redução do imposto em função do agregado familiar. Uma redução que pode ir até aos 70 euros, como explicou Carla Custódio, vereadora responsável pela gestão financeira.

Na reunião foi ainda aprovada a manutenção da participação variável do IRS de 3,75%, com o município a devolver 1,25% do valor às famílias. A proposta foi aprovada por maioria, com um voto contra do PCP. Duarte Gonçalves, da bancada do PSD, deixou um apelo para que, no próximo ano, o município possa aumentar para 2,50% o valor devolvido às famílias.

No que diz respeito à Derrama a cobrar no próximo ano, o município vai manter a taxa de 1%. Já para as empresas cujo volume de negócio não seja ultrapasse os 150 mil euros, a taxa fixa-se nos 0,1%.

Palavras de Carla Custódio, vereadora responsável pela gestão financeira do município, sobre a Derrama para o próximo ano – uma proposta que foi aprovada por unanimidade pelos membros da Assembleia Municipal.