Assembleia Municipal da Lourinhã assinala 45 anos da primeira tomada de posse

Foi há 45 anos que, pela primeira vez, tomou posse a Assembleia Municipal da Lourinhã, pelas mãos do vice-Governador Civil de Lisboa, José Manuel Cipriano Mouzinho de Albuquerque Duarte.

Esta terça-feira (15 de Fevereiro), à margem da iniciativa ‘Ouvir os Cidadãos’, promovida por este órgão, Brian Silva destacou a importância de manter uma ação “cada vez mais próxima” da comunidade.

O atual presidente da Assembleia Municipal sublinhou que o papel deste órgão é “dignificar a casa da cidadania”, uma missão para a qual todos os eleitos estão focados, com o objetivo comum de “construir um futuro melhor para o concelho”.

E se atualmente existe uma maior representatividade feminina na Assembleia Municipal, isso é algo que não se verificava há 45 anos. Ora, em 1977, existia apenas uma mulher no órgão deliberativo: Maria Joaquina dos Santos Cruz Ferreira. Atualmente, a Assembleia Municipal da Lourinhã conta com 10 deputadas, num universo de 29 membros.

Já dos nove autarcas que, ao longo dos anos, lideraram a Assembleia Municipal da Lourinhã encontra-se apenas uma mulher. Estamos a falar de Ana Maria Teodoro Jorge, eleita pelo Partido Socialista a 27 de Outubro de 2005.

Nas comemorações dos 45 anos de Poder Local estiveram presentes alguns dos antigos membros da Assembleia Municipal, como José António Simões, José Manuel Dias Custódio e João José Dias Ferreira. Também o presidente da Câmara Municipal da Lourinhã, João Duarte Carvalho, os membros do executivo José Tomé e João Serra, e alguns membros do atual órgão deliberativo marcaram presença nas celebrações.