Oeste CIM promove iniciativa de partilha de boas práticas de conciliação e igualdade de género
A Comunidade Intermunicipal do Oeste (Oeste CIM) promoveu na passada sexta-feira, dia 11 de Fevereiro, duas sessões de focus group no âmbito do Projeto Oeste + Igual, com o objetivo de compilar as boas práticas de conciliação e igualdade de género no Oeste num manual digital.
Em comunicado enviado à nossa redação, a Oeste CIM dá conta de que participaram na sessão Paulo Simões, Secretário Executivo da Oeste CIM e Susana Almeida Lopes, Coordenadora do Fórum Igualdade da SHL Portugal.
Na ocasião, Paulo Simões fez referência à Cimeira Social do Porto para salientar a importância crescente da igualdade entre homens e mulheres, a igualdade de oportunidades e o equilíbrio entre a vida profissional e a vida privada, para os quais será necessário existir uma responsabilidade partilhada das autoridades nacionais, regionais e locais, dos parceiros sociais e da sociedade civil.
O Secretário Executivo expôs ainda a importância de uma transição justa para que as mulheres e os homens tenham as mesmas oportunidades e que as desigualdades não venham a ser agravadas pelas mudanças, sendo necessário que empresas, políticas públicas e sociedade em geral assegurem a igualdade de participação e de oportunidades no mercado de trabalho e estabeleçam regras sobre o equilíbrio entre vida profissional e pessoal.
Já Susana Almeida Lopes apresentou os resultados do Diagnóstico da Conciliação na Região Oeste em 2021. O documento revelou que a maioria das empresas da região não tem políticas de igualdade definidas e que também nas autarquias haverá espaço para melhorar práticas. Para além disso, de acordo com os resultados, os cidadãos do Oeste revelaram existir uma maior facilidade na carreira para os homens. Já nas escolas, existe falta de informação sobre os meios que os professores poderão utilizar para promover igualdade e não discriminação no contexto escolar.
Recorde-se que o Projeto Oeste + Igual é financiado pelo Programa Ambiente dos EEA Grants, operado em Portugal pela Secretaria-geral do Ambiente, do Ministério do Ambiente e Ação Climática.