Bang Award regressa ao Parque do Choupal, com mais de 400 filmes em exibição

Mais de quatrocentos filmes, de mais de 20 países, concorrem ao Festival Internacional de Cinema de Animação Bang Awards, que se realiza nos dias 2 de 3 de outubro, no Jardim do Choupal, em Torres Vedras.

Em declarações à Agência Lusa, citado pelo Observador, Ulisses Dias, diretor do certame, disse que “o festival tem vindo a crescer em termos do número e da qualidade dos filmes concorrentes”, tendo recebido, para esta quinta edição, a sua primeira longa-metragem. Trata-se de “Reconciliation Stories”, uma produção de mais de uma hora do colombiano Ruben Monroy.

À semelhança das edições anteriores, o “festival realiza-se ao ar livre, diferenciando-o de outros”, o que para o diretor do festival “calha bem”, em ano de pandemia.

No Jardim do Choupal vão existir seis ecrãs, cada um entre os seis e os oito metros de comprimento, para a exibição de cerca de 300 filmes selecionados entre os candidatos. A exibição dos filmes vai decorrer entre as 21h e as 01h.

Na edição anterior, realizada em 2018, passaram pelo festival cerca de cinco mil espectadores, número reduzido este ano para 500 em simultâneo devido à pandemia.

Segundo a organização, a pandemia e os meses de confinamento contribuíram, para o aumento dos filmes a concurso, assim como para uma maior criatividade das produções.

No ecrã destinado ao tema deste ano do festival, “mudanças”, vão ser exibidas produções alusivas à pandemia.

Além da exibição de filmes, estão previstas performances digitais.