Biblioteca e Galeria Municipal da Lourinhã voltam a reabrir ao público
Depois de terem estado encerradas por causa da pandemia de Covid-19, a Biblioteca e a Galeria Municipal da Lourinhã vão voltar a reabrir portas ao público. A reabertura destes espaços está prevista na segunda fase do plano de desconfinamento, elaborado pelo Governo, e que arrancou esta segunda-feira, 5 de Abril.
Esta manhã, em entrevista à RCL, o vereador José Tomé com o pelouro da Cultura na Câmara Municipal, disse-nos que a Galeria Municipal da Lourinhã reabre esta terça-feira, dia 6 de Abril, com uma exposição de Pirogravura.
A Pirografia é a arte de decorar madeira (ou outros materiais) com marcas de queimaduras. Nesta exposição, da autoria de Rui Agria, o visitante poderá ver quadros alusivos a vários temas, com maior ou menor definição de pormenor, o que demonstra o “estado emocional e predisposição momentânea” do artista para a sua execução.
Também a Biblioteca Municipal volta a reabrir ao público, “com um plano de desconfinamento gradual”. Apesar do encerramento, este equipamento municipal continuou a promover várias iniciativas educativas, como explicou José Tomé.
Ambos os equipamentos municipais vão reabrir ao público seguindo as directrizes da Direcção-Geral da Saúde, para a contenção da propagação da Covid-19. O uso de máscara será obrigatório no espaço e deve ser mantido o distanciamento social. Estão também implementados no local percursos de circulação e o número de visitantes será reduzido, consoante o número de metros quadrados dos espaços.