Bombarral implementa no concelho o projeto E-Guard da Guarda Nacional Republicana

Foi assinado na passada quinta-feira um protocolo entre o Município do Bombarral e Guarda Nacional Republicana, para a implementação do projeto E-guard no território.

O Bombarral é o primeiro município do distrito de Leiria a receber o E-guard, e também um dos primeiros territórios a implementar esta ferramenta a nível nacional. Ouvimos agora declarações de Ricardo Fernandes aquando da assinatura do protocolo.

Palavras do Presidente da Câmara Municipal do Bombarral, que garantiu ainda que “tudo o que se possa fazer em termos da nossa população mais fragilizada não é um custo, é um investimento”.

O E-guard é um programa de teleassistência que pretende garantir a segurança de idosos isolados, em permanência nas suas residências. De acordo com o Comandante Distrital de Leiria “este projeto permite aos idosos o prolongamento do tempo na sua habitação, retardando a sua institucionalização”.

Os utentes do programa E-guard recebem um aparelho com um botão de pânico, associado ao telemóvel, que permite a localização do equipamento, a definição de um perímetro de segurança, deteção de quedas e contacto de emergência com a GNR.

No Município do Bombarral, a previsão de utentes é de 20 a 25 idosos, estando o Município disponível para “alargar o programa a mais idosos, sempre que seja identificada essa necessidade”.