Sessão Solene: Celebrações do Feriado Municipal da Lourinhã

Decorreu esta 2ª feira, 24 de junho, no Salão Nobre dos Paços do Município, a Sessão Solene evocativa do Dia do Concelho. A sessão contou com os discursos das forças políticas representadas na Assembleia Municipal (à excepção do CDS-PP), do presidente da Assembleia Municipal e do presidente do Município.

José Soeiro, enquanto líder da bancada do partido comunista falou da importância deste ano para o concelho, pelos 50 anos do 25 de Abril, pela celebração dos 47 anos da 1ª tomada de posse da Assembleia Municipal e considerou: “fizemos história ao criar a Assembleia Municipal Jovem”.  Citou o vice-governador civil de Lisboa: “gratíssimo de ver unidade na diversidade” considerando que a Lourinhã cresceu em diversas áreas, mas sem agregar valor.

João Soeiro

José Soeiro referiu o Plano Estratégico Local, sendo a Lourinhã um território predominantemente agrícola, interrogando a permissão do abandono do cultivo, sem apoio ao setor. Criticou a incapacidade de criar pontes e sinergias com as empresas, inibindo, por isso, a estimulação e a atratividade do concelho.

Paulo Sousa, em representação do partido Chega iniciou o seu discurso referindo-se à Lourinhã como um “pequeno paraíso pouco conhecido e escondido do resto do mundo”, referindo-se à Lourinhã como o único concelho do Oeste sem uma ligação à A 8 . Por outro lado, destacou o interesse pela Lourinhã, simultaneamente, também, a necessidade de criar limites aos fenómenos migratórios.

Paulo Sousa

Paulo Sousa frisou que, politicamente, a Lourinhã tem escolhido a mesma orientação em 50 anos de democracia. Considerou que “para que o futuro desta terra seja diferente, é fundamental uma mudança”.

Neste Feriado Municipal, Pedro Antunes, em representação do PSD destacou o desconhecimento que considera existir em relação ao nosso concelho. Reconhecendo o valor do concelho, considerou que há valores fundamentais para um trabalho conjunto em prol da comunidade: “temos de ser humildes, (…) agregadores e (…) trabalhar em equipa”.

Pedro Antunes

Pedro Antunes salientou a importância da Lourinhã como a terra, que “não fica só perto de outras”, mas a terra que tem identidade própria, com a aguardente, as praias, os transportes, educação, desporto, associativismo.

“Hoje é dia de celebração, de reconhecimento e de gratidão para com todas as pessoas, empresas e entidades que, diariamente, se dedicam ao desenvolvimento e à promoção da Lourinhã.” – foi desta forma que Bárbara Marteleira, em representação do PS, iniciou o seu discurso. O movimento associativo foi também destacado pelo papel estratégico dada a proximidade aos cidadãos. Referindo-se ao PEL (Plano Estratégico Local), frisou que a visão proposta para a Lourinhã  é de um território atrativo e competitivo, com especial destaque para as pessoas, considerando o respeito pela população local e a necessidade de integração da população estrangeira, face à realidade dos fluxos migratórios.

Bárbara Marteleira

Brian Silva, Presidente da Assembleia Municipal, destacou os 50 anos de abril e evocou, no início do seu discurso, José Máximo da Costa, Primeiro Presidente da Câmara Municipal. Representar, servir a população e incluir os cidadãos são desafios da Assembleia Municipal da Lourinhã.

Brian Silva

Brian Silva destacou ainda a saúde, o associativismo, a ação social, a educação, o voluntariado, renovando o compromisso de trabalho conjunto com a comunidade, “para construir uma Lourinhã cada vez melhor, onde todos têm um lugar e uma voz”.

João Duarte Carvalho, Presidente da Câmara Municipal da Lourinhã assinalou para além da data, a celebração do território, “onde o desenvolvimento e bem estar andam de mãos dadas”, com destaque para o património material e imaterial, um território reconhecido como Geoparque Mundial da UNESCO. João Duarte Carvalho aproveitou para anunciar a realização de mais um evento de promoção do território que vai acontecer em novembro.

João Duarte Carvalho


“Pretendemos um território com futuro, competitivo”, disse João Duarte Carvalho, reforçando o investimento em projetos, no território, em diversas áreas.

João Duarte Carvalho assinalou no final da sua intervenção o aumento da população em 2,5%, considerando “estamos no bom caminho”, ainda com projetos para concretizar, evidenciando a esperança de ver a construção da variante na Lourinhã projetada até ao final do seu mandato.

As celebrações do Feriado Municipal terminam mais logo, com a atuação das Marchas Populares, às 21h30, no Estádio Municipal da Lourinhã.