Caixa Agrícola da Lourinhã: lucro da instituição bancária com decréscimo de 26,8% em 2022

Os associados da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo da Lourinhã (CCAML) aprovaram, na tarde de quarta-feira, 29 de março, o Relatório de Gestão e das Contas da instituição bancária relativo ao ano de 2022. Segundo o relatório, a que a RCL teve acesso, a Caixa Agrícola da Lourinhã lucrou 1.122.503 euros, depois de deduzidas as amortizações e imparidades, o que representa um decréscimo de 26,8% face a 2021.

Os dados foram apresentados por António Augusto Mateus, presidente não executivo da instituição.

Apesar do decréscimo face a 2021, António Augusto Mateus considera que este é “um resultado de excelência”, tendo em conta a realidade que se viveu no último ano, marcado pela subida da taxa de inflação.  

No final do ano passado, o ativo total registou um aumento de 8,6%, situando-se nos 339,8 milhões de euros.

Os depósitos a prazo na Caixa Central continuam como a principal aplicação da instituição, “registando um decréscimo de 36%, menos 42 milhões de euros, totalizando, no final do ano, 116 milhões de euros”, lê-se no documento. Em 2022, o crédito a clientes líquido de imparidades registou um aumento de 9,5%, em relação ao ano anterior, apresentando o montante de 174,6 milhões de euros. Dados, sublinha o presidente não executivo da instituição, que demonstra a “sustentabilidade clara” da Caixa Agrícola da Lourinhã.

O Conselho de Administração da Caixa Agrícola da Lourinhã considera que, este ano, será de “instabilidade socioeconómica de difícil previsão”. António Augusto Mateus destaca a taxa de inflação elevada, taxas de juro elevadas – “pela evolução positiva do indexante da Euribor” –, e as “consequências imprevisíveis” do conflito entre a Rússia e a Ucrânia.

Novos órgãos sociais devem ser autorizados “em breve”

“Será decerto a última apresentação de contas do atual Conselho de Administração”, referiu António Augusto Mateus, na última Assembleia Geral. Na ocasião, o presidente não executivo da instituição agradeceu a todos os colaboradores da instituição que “conduziram à excelência do resultado financeiro obtido”.

António Augusto Mateus deixou ainda um agradecimento a José António dos Santos, antigo presidente da instituição bancária.

Palavras de António Augusto Mateus na última Assembleia Geral da Caixa Agrícola da Lourinhã, onde foi apresentado e votado o Relatório de Gestão e das Contas referentes ao ano de 2022.