“Caixinha da Memória” guarda histórias da comunidade sobre uso da cal no concelho

Uma equipa de dez investigadores internacionais esteve no concelho da Lourinhã para discutir o potencial das memórias da população para preservar o património histórico e natural associado à cal. Falamos da “Caixinha da Memória”, projeto do Centro de Estudos Históricos da Lourinhã (CEHL) e da Universidade Lusófona.

Carlos Smaniotto, representante da equipa de investigadores, conta-nos que este é um projeto “vincado na comunidade e nas condições locais”. Nesta primeira fase, pretende-se que a população partilhe as suas histórias associadas a esta substância.

Vanessa Antunes, do Centro de Estudos Históricos da Lourinhã, considera que a comunidade é “decisória” neste projeto. O grupo de investigadores pretende recolher os contributos da população sobre a futura Rota da Pedra à Cal, que abrange grande parte do concelho.

Com início em São Bartolomeu dos Galegos, a rota irá passar pelo Centro de Interpretação da Pedra do Planalto das Cesaredas, por edifícios históricos onde a cal é utilizada, passando ainda por dois fornos de cal, em Moledo e na Ventosa, localidade que vai acolher o futuro centro de interpretação.

Para que a população possa deixar as suas memórias nesta caixinha, foi criada uma aplicação. Todos podem contribuir com as suas memórias da cal. Para tal, basta descarregar a aplicação dariah.eu e fazer o login. Na aplicação é possível partilhar textos, imagens, vídeos e arquivos de voz.

Segundo Vanessa Antunes, a equipa de investigadores conta já com “um conjunto razoável de submissões na aplicação” que vão ser analisadas.

O projeto conta ainda com o apoio da Câmara Municipal da Lourinhã, Museu da Lourinhã, do aspirante Geoparque Oeste e Laboratório Nacional de Engenharia Civil que, segundo Vanessa Antunes, são “motores locais da iniciativa”.

Este é “um projeto da população e para a população” e que irá permitir a preservação da história local, sublinha João Serra. O vereador no município da Lourinhã responsável pela área do Turismo destaca as zonas de maior importância do concelho relacionadas com a cal.

Palavras de João Serra, vereador no município da Lourinhã, na Mesa Redonda que juntou os investigadores envolvidos no projeto ‘Caixinha da Memória’.