‘Oeste + Recicla’: trocar latas e garrafas de plástico vai dar descontos nos transportes públicos

São 18 as máquinas de recolha de garrafas de plástico e latas que estão espalhadas pelo território, no âmbito do projeto ‘Oeste + Recicla’. A Comunidade Intermunicipal do Oeste (Oeste CIM) é o promotor do projeto piloto, em que os cidadãos vão poder ganhar vales de desconto por cada garrafa ou lata depositada numa destas máquinas.

Em Torres Vedras para o lançamento do projeto, Pedro Folgado, presidente da Oeste CIM, disse que a preservação do ambiente e a economia verde é “uma preocupação latente dos 12 municípios” da região. O responsável destaca a importância da participação da população neste projeto “inovador”.

As máquinas foram colocadas em locais estratégicos da região, “no centro urbano onde haja movimento da população”, explicou Pedro Folgado. A sua distribuição está relacionada com a dimensão do concelho onde cada máquina está instalada, nomeadamente com o número da população. Ou seja, nos concelhos maiores foram colocadas duas máquinas, enquanto que os concelhos mais pequenos da região contam com uma máquina.

Descontos em transporte rodoviário

Cada garrafa colocada numa destas máquinas vai dar ao consumidor vale de desconto para utilizar nos transportes públicos rodoviários que servem a região, quer seja intermunicipal, municipal ou inter-regional. Um incentivo, diz o presidente da Oeste CIM, que visa contribuir para o uso do transporte coletivo e para o alcance da neutralidade carbónica. Os vales variam entre os 0,02 euros e os 0,05 euros, dependendo do tamanho da garrafa depositada.

Nesta altura a Comunidade Intermunicipal do Oeste está a trabalhar numa solução para os cidadãos que não utilizem os transportes públicos. A solução, sublinha, pode passar pela doação dos vales a uma instituição de social.

Ao fim de dois meses, os municípios da região vão reavaliar o projeto em função da adesão da população.

A diretora da Secretaria-geral do Ambiente acompanhou o lançamento deste projeto. Segundo Susana Escária, este é um dos sete projetos em território nacional de sistema de depósito de garrafas e latas. Para além da região Oeste, estão a decorrer projetos idênticos no arquipélago dos Açores, Porto Santo (Madeira), Vila Real, Lisboa, Cascais, Mafra e na Universidade de Aveiro.

Projeto representa investimento de um milhão de euros

O projeto representa um investimento de quase um milhão de euros (999.676,46 euros), sendo financiado a 90% pelo EEA Grants – mecanismo financeiro do Espaço Económico Europeu, para o qual contribuem a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega. Os restantes 10% são assegurados pelos municípios da região.

Os EEA Grants têm como objetivos reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa e reforçar as relações bilaterais entre estes três países e os países beneficiários. Para o período 2014-2021, foi acordada uma contribuição total de 2,8 mil milhões de euros para 15 países beneficiários. Portugal beneficiará de uma verba de 102,7 milhões de euros. O ‘Oeste + Recicla’ é um dos dois projetos financiados pelo EEA Grants que integram parceiros tecnológicos dos países financiadores. A localização das 18 máquinas do projeto pode ser encontrada aqui.