Sociedade Portuguesa de Paleontologia estabelece protocolo de parceria com o município da Lourinhã

A Sociedade Portuguesa de Paleontologia estabeleceu um protocolo de cooperação com o município da Lourinhã, com vista à divulgação e promoção da paleontologia. O documento foi assinado durante o Paleo PT, primeiro Encontro de Paleontologia que decorreu no concelho.
No âmbito deste protocolo, a autarquia compromete-se a assegurar as condições logísticas inerentes à realização das atividades da Sociedade Portuguesa de Paleontologia, a quem irá atribuir uma comparticipação financeira de mil euros, “a título de incentivo” para a sua atividade.
À Sociedade Portuguesa de Paleontologia cabe a organização anual do Paleo PT, assim como a colaboração com o município na área da paleontologia, em articulação com as instituições já implementadas no concelho. O protocolo agora assinado é válido por um ano, sendo automaticamente renovado por igual período.
Na assinatura do documento, João Duarte Carvalho, presidente da autarquia, recordou Horário e Isabel Mateus, fundadores do Grupo de Etnologia e Arqueologia da Lourinhã, “por tudo o que fizeram pela ciência, mas sobretudo, pela Lourinhã”.
O autarca destacou ainda as parceria que fazem da Lourinhã a Capital dos Dinossauros.
Para além do município, a Sociedade Portuguesa de Paleontologia assinou também protocolos de parceria com o Museu da Lourinhã, Dino Parque e aspirante Geoparque Oeste.
O primeiro Paleo PT aconteceu no passado fim-de-semana (15 e 16 de outubro), no Auditório da Associação Musical e Artística Lourinhanense e reuniu quase 100 participantes. Foram 25 as comunicações apresentadas, dois workshops e duas saídas de campo.