Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância – 293 situações sinalizadas pela CPCJ da Lourinhã em 2023

Foto: Arquivo RCL (Hugo Bessa - presidenta da CPCJ da Lourinhã)

Abril é o mês da prevenção dos maus-tratos na infância – a RCL esteve à conversa com Hugo Bessa, presidente da CPCJ da Lourinhã, que deu conta do número de sinalizações e casos de maus-tratos na infância na Lourinhã, relativos ao período homólogo do ano passado

Hugo Bessa acrescenta que a diminuição de casos de maus-tratos na infância deve-se ao facto da população estar mais informada quanto à diferenciação de problemáticas, nomeadamente na diferença entre maus tratos e bullying. O presidente da CPCJ da Lourinhã destacou também o aumento das sinalizações efetuadas online, tendo as denúncias anónimas aumentado de 2022 para 2023.

De referir que nem todos os casos sinalizados são referentes a maus-tratos, cerca de 25% dos 293 casos trabalhados em 2023 partem de cidadãos estrangeiros, sendo estes para pedidos de ajuda com a adaptação cultural, religiosa e burocrática.

Hugo Bessa referiu também as atividades desenvolvidas pela CPCJ da Lourinhã neste mês da prevenção dos maus-tratos na infância, nomeadamente a divulgação da história do laço azul e calendário dos afetos, que pode consultar nas redes sociais RCL.

Paralelamente a esta divulgação, foi pedido ao município e freguesias para iluminar edifícios de azul ou expor um laço azul na fachada.

Palavras de Hugo Bessa, presidente da CPCJ da Lourinhã, na reta final de Abril, o mês da prevenção dos maus-tratos na infância.