Caldas da Rainha: município investe 750 mil euros na modernização de serviços

Foto: CM Caldas da Rainha

A Câmara das Caldas da Rainha adjudicou a construção do Balcão do Munícipe, o primeiro passo físico do processo de modernização administrativa de vários serviços, no qual a autarquia prevê investir 750 mil euros.

O Balcão do Munícipe “pretende aproximar o município do cidadão”. Quem o diz é o presidente da Câmara das Caldas da Rainha, Vitor Marques.

Em declarações à Agência Lusa, citado pelo Região de Leiria, o autarca disse que a empreitada vai transformar uma antiga galeria num espaço “único onde podem ser tratados assuntos de vários serviços da autarquia e dos serviços municipalizados”.

O balcão, localizado no piso térreo do edifício do município, vai contar com sete postos de atendimento relativos a serviços camarários, três relativos aos serviços municipalizados, tesouraria e uma sala de espera com 47 lugares sentados.

Para o mesmo espaço será ainda transferido o Gabinete de Apoio ao Munícipe e dois postos de atendimento do Espaço Cidadão, a funcionar, atualmente, junto ao átrio da Câmara Municipal.

A obra adjudicada por 374.983,68 euros deverá estar concluída num prazo de 120 dias e vai criar “condições de um atendimento mais adequado”, já que, explicou Vitor Marques, será acompanhada de “um processo de desmaterialização e digitalização que permitirá tratar de vários processos online, bem como seguir todos os passos do mesmo processo”.

Para isso, a câmara está também a investir “cerca de 200 mil euros em ‘oftware e na criação de um novo website e plataforma online”, bem como na formação dos funcionários.

No total, a autarquia prevê “gastar cerca de 750 mil euros com todo o processo de modernização administrativa”, disse o presidente.

O processo que visa “tornar o município mais apelativo para a atração e fixação de pessoas e empresas” passa ainda pela atualização do organograma da câmara, pela atualização de procedimentos e pela desmaterialização de documentos, já que, exemplificou Vitor Marques, “ao nível da submissão de projetos de obra eles ainda são entregues em papel”, procedimento que a autarquia pretende transformar em digital.

A autarquia está também a testar sistemas de transmissão ‘on-line’ das reuniões de câmara públicas e está a ser revisto o regulamento da Assembleia Municipal para permitir que as sessões sejam também transmitidas através das redes sociais do município e outras plataformas.

Deste processo de modernização administrativa faz ainda parte a reorganização de espaços do município, entre os quais os serviços de ação social, que foram já transferidos dos paços do concelho para um edifício junto ao mercado do peixe.