Câmara de Peniche investe 1,1 milhões de euros para estabilização do cordão dunar

O Município de Peniche vai investir 1,1 milhões de euros na estabilização do cordão dunar de várias praias do concelho para fazer face às alterações climáticas.

As intervenções vão decorrer no cordão dunar das praias da Cova da Alfarroba, Baía e Baleal Campismo, com a construção de três passadiços sobreelevados, com a instalação de regeneradores dunares, demolição do antigo campo de tiro e renaturalização da área envolvente.

As intervenções implicam o reordenamento parcial dos acessos rodoviários e dos parques de estacionamento destas praias.

Para a autarquia de Peniche, este “investimento vai contribuir para a recuperação e preservação do cordão dunar e criar melhores condições de acesso para os utilizadores da praia e para a imagem da cidade enquanto destino turístico”.

O município vai também investir na estabilização da arriba da praia do Porto de Areia Sul, com instalação de redes metálicas com sistema anticorrosão.

Ambos os projectos já foram aprovados pelo executivo municipal, no âmbito do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos e contam com uma comparticipação, a fundo perdido, de 75%.