Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro reabre a 29 de Fevereiro
O Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro vai reabrir ao público no dia 29 de Fevereiro – com novos conteúdos e recursos e com o atendimento inclusivo de pessoas com necessidades especiais.
Num comunicado enviado à nossa redacção, o Município da Lourinhã dá conta de que as intervenções realizadas vão permitir a “regeneração, requalificação e reabilitação” do Centro, “de modo a transformar a acessibilidade deste espaço turístico e dos seus serviços”.
Neste dia, será feita uma visita guiada à nova exposição permanente do CIBV, que conta agora com 3 salas com conteúdos expositivos permanentes.
– a sala da guerra peninsular;
– a sala dos exércitos do período napoleónico;
– e a sala da batalha do Vimeiro.
Vídeos interpretativos, réplicas, uma solução acústica de simulação dos sons da batalha, um mapa modelado da batalha, conteúdos em Braille e em Língua Gestual Portuguesa são outras das novidades. O Centro foi ainda dotado de uma plataforma elevatória e piso táctil.
É no dia de reabertura do Centro que vai ser apresentada a Agenda Cultural do CIBV para este ano – subordinada à temática do reinado de D. João VI, Príncipe Regente de Portugal à época da Batalha do Vimeiro.
Recorde-se que o investimento para a requalificação do espaço foi obtido através de uma candidatura à Linha de Apoio ao Turismo Acessível do Turismo de Portugal.