Campanha “Cinto-mevivo” já está nas estradas

Está a acontecer até dia 11 de abril a Campanha de Segurança Rodoviária “Cinto-mevivo”, dinamizada pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de Segurança Pública (PSP).

Esta campanha tem como objetivo alertar condutores e passageiros para a importância de utilizarem sempre, e de forma correta, os dispositivos de segurança. De acordo com um comunicado da GNR, numa colisão, um veículo para numa fração de segundo. Mas os ocupantes, caso não usem cinto de segurança, continuam a seguir na direção do movimento com uma velocidade igual à que seguia o veículo no instante inicial do acidente. Numa colisão frontal a 50 km/h, um condutor com 70kg, sem cinto de segurança, sofre um impacto equivalente a uma queda livre de um terceiro andar.

Também o uso do capacete de modelo aprovado, devidamente apertado e ajustado, reduz em 40% o risco de morte em caso de acidente. Está igualmente comprovado que a utilização correta de cadeirinha homologada e adaptada ao tamanho e peso da criança, reduz em 50% o risco de morte. Em crianças até aos 18Kg, a utilização de uma cadeirinha voltada para a retaguarda, combinada com a utilização de cinto de segurança, reduz até 90% o risco de lesões graves ou morte.

As ações de sensibilização ocorrerão em simultâneo com operações de fiscalização nas seguintes localidades:

  • Dia 8 de abril, às 16h00: Praça das portagens Santarém A1
  • Dia 9 de abril, às 09h00: Rotunda D. Dinis, Leiria
  • Dia 10 de abril, às 07h00: IC2 – Km 244,500, Albergaria-a-Velha, Aveiro
  • Dia 11 de abril, às 10h00: Estrada de Nelas, a seguir ao Estabelecimento Comercial Mercadona, Viseu

Esta é a quarta das 12 campanhas de sensibilização e de fiscalização planeadas para este ano no âmbito do PNF de 2024. Até ao final do ano serão realizadas mais oito campanhas, uma por mês, com ações de sensibilização e de fiscalização.