Município do Bombarral assinala o 25 de abril com o tema “Marcos da Liberdade: Celebrando Meio Século de Democracia”

Imagem: RCL

O Município do Bombarral assinala os 50 anos do 25 de abril sob o lema “Marcos da Liberdade: Celebrando Meio Século de Democracia”.

Com uma programação pensada para vários tipos de público, o Município afirma, através de um comunicado, que pretende “honrar o principal acontecimento histórico que levou Portugal rumo à liberdade e à democracia”.

Do programa constam duas tertúlias: a primeira, na noite de 24 de abril, subordinada à temática “Mulheres e o 25 de abril”, que irá explorar o papel crucial das mulheres na luta pela liberdade, e a segunda, no dia 26, alusiva ao “Movimento Estudantil”, direcionada aos alunos do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó. Esta iniciativa irá destacar o papel dos jovens na mobilização social e na busca por mudanças políticas que levaram à Revolução dos Cravos.

Também no dia 25 a União de Freguesias de Bombarral e Vale Covo vai hastear as bandeiras no edifício dos Paços do Concelho. No mesmo dia, acontece a Sessão Solene da Assembleia Municipal, que será transmitida, em direto, no Facebook do Município do Bombarral. O Dia da Liberdade ficará ainda marcado pela inauguração do Memorial aos Presos Políticos Bombarralenses.

Faz parte do conjunto de atividades a exposição “Joshua Benoliel: Repórter Parlamentar”, patente no Palácio Gorjão, até 30 de abril. O programa conta ainda com um momento de música de intervenção, seguindo-se um almoço aberto à comunidade e uma tarde de atividades lúdico-educativas, na Mata Municipal.