Censos 2021: 92% de respostas validadas na Lourinhã. Internet foi o meio mais utilizado

92% dos alojamentos do Concelho da Lourinhã já responderam ao inquérito dos Censos 2021. Em falta está a resposta de 920 alojamentos do concelho. A RCL conversou com João Filipe Leitão, delegado municipal desta operação estatística, para perceber como decorreu o processo na Lourinhã. A primeira fase de resposta aos Censos terminou na segunda-feira e, na maioria, as respostas foram dadas pela Internet.

João Filipe Leitão fez um balanço positivo do processo e referiu que o sucesso desta operação deve-se, sobretudo, aos recenseadores.

O prazo preferencial de resposta terminou no dia 3 de Maio, mas o Instituto Nacional de Estatística prolongou até ao dia 31 o prazo para responder pela Internet. Até essa data os eBalcão vão manter-se em funcionamento.

A resposta ao Censos 2021 é obrigatória e aqueles que não respondam podem ser multados. Apesar de ser pouco significativo, existem casos em que o cidadão diz não querer responder às questões.

Linguagem devia ser mais simples

A linguagem utilizada no questionário poderia ser mais simples. É esse o entendimento de dois munícipes com os quais conversamos sobre os Censos 2021. António Henriques, de 74 anos e José Rodrigues, de 83, consideram que devia ter sido utilizada “uma linguagem mais corrente”, para facilitar a compreensão. Ambos já responderam ao inquérito e fizeram-no através da Internet.

Já Joaquim Carvalho considera que algumas perguntas deviam ter sido excluídas do inquérito.

Uma opinião partilhada também por Ana Teixeira, que diz não entender a “razão de ser” de algumas perguntas.

A resposta ao questionário dos Censos 2021 deve ser dada até 31 de Maio. Em termos percentuais, apenas 8% dos alojamentos do concelho ainda não validaram a sua resposta.