Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro no Top 10 do Prémio Nacional de Turismo

O Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro (CIBV) ficou no Top 10 do Prémio Nacional de Turismo (PNT), na categoria Turismo Inclusivo, com o projeto Percurso Pedestre – Batalha do Vimeiro 1808. Também o Dino Parque da Lourinhã foi distinguido neste prémio, ficando no Top 5 do Prémio Nacional de Turismo, na categoria Turismo Autêntico.

Este percurso foi reabilitado e adaptado em 2020, através da colocação de placas interpretativas em duas línguas, com relevos braille e com altura adequada a cadeiras de rodas, tendo ainda sido concluído o rebaixamento de lancis e a marcação de lugares de estacionamento reservado para pessoas com mobilidade reduzida. O investimento decorreu no âmbito de uma candidatura que a autarquia realizou junto do Turismo de Portugal, através da Linha de Apoio ao Turismo Acessível do Turismo de Portugal.

Em comunicado, o município refere que para além destas intervenções, vão ser implementados três painéis de pintura mural alusivos, estatuária e a criação de uma aplicação multimédia, elementos que vão enriquecer a experiência do turista.

O vencedor deste prémio na categoria Turismo Inclusivo foi o projeto AccessTUR, promovido pela Accessible Portugal, com o apoio do Turismo do Centro e das Comunidades Intermunicipais da região, de entre as quais a Comunidade Intermunicipal do Oeste. O Município da Lourinhã participa no Projeto AccessTUR Centro de Portugal e, através do mesmo, foi desenvolvido um kit de informação multiformato para a Mostra de Arte Pública de Moledo, associado à temática do amor de D. Pedro e D. Inês. O kit integra textos em escrita simples, conteúdos áudio com audiodescrição, braille, relevos, escrita simples e pictogramas.

O Prémio Nacional de Turismo é uma iniciativa do BPI e Expresso, que conta com o alto patrocínio do Ministério da Economia e da Transição Digital, o apoio institucional do Turismo de Portugal e o apoio técnico da Delloite, enquanto Knowldege Partner.