Centro Hospitalar do Oeste arranca com teleconsultas em Ortopedia, Medicina Física e Reabilitação

Os Serviços de Ortopedia e de Medicina Física e Reabilitação do Centro Hospitalar do Oeste (CHO), vão passar a disponibilizar aos utentes a possibilidade de realizarem teleconsultas. Em comunicado enviado à nossa redacção, o CHO explica que “de uma forma mais próxima, mais cómoda e mais fácil, o utente pode ser observado por um médico através de computador, smartphone ou tablet, evitando a deslocação ao Hospital”. A observação do doente à distância vai permitir o despiste de algumas situações, e de algumas patologias com o pedido de exames complementares de diagnóstico, que venham a ser necessários para uma futura consulta presencial de seguimento.

Na nota, o Centro Hospitalar explica que no início de Junho, realizou-se pela primeira vez uma teleconsulta de Ortopedia. Para este caso, “existiu uma parceria com o Centro de Saúde de Mafra (do Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Sul), onde estava presencialmente um médico de Medicina Geral e Familiar com o doente, tendo sido realizada uma teleconsulta em tempo real com um médico Ortopedista” do CHO. A teleconsulta de Ortopedia Infantil arrancou a 1 de Junho e é realizada por um Ortopedista directamente com o utente, sem a intermediação do médico de família.

Já o Serviço de Medicina Física e Reabilitação iniciou o serviço de teleconsulta, com recurso à utilização de comunicações interactivas, com a presença do utente junto do seu médico de família (neste caso, em parceria com o Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Norte). Os teletratamentos na área de Terapia da Fala arrancaram a 11 de Maio, na Unidade de Torres Vedras. Já este mês estenderam-se à Unidade de Caldas da Rainha os teletratamentos na área de Fisioterapia, em algumas patologias crónicas, como escolioses em idade pediátrica.

Para o Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Oeste, a implementação das teleconsultas nas situações em que estas são clinicamente viáveis, “vem trazer vantagens claras para profissionais e utentes, nomeadamente na agilização de procedimentos, na redução das deslocações ao hospital nesta fase da pandemia e na redução das listas de espera, que aumentaram nos últimos meses com a suspensão da actividade assistencial”.

Para o CHO, “o recurso às teleconsultas vem reforçar a capacidade de prestação de cuidados de saúde, garantindo qualidade nas consultas de acompanhamento e seguimento aos utentes da Região Oeste”.