CHO cria Equipa Comunitária de Saúde Mental para Adultos

Desde o início do mês que o Centro Hospitalar do Oeste dispõe de uma Equipa Comunitária de Saúde Mental para a População Adulta. Com sede em Torres Vedras, este serviço foi constituído com o objetivo de aproximar os serviços de psiquiatria e saúde mental da população que acompanham.

Paralelamente, quer “assegurar respostas focadas na prevenção, através do melhor entendimento do contexto onde as pessoas vivem, permitindo uma intervenção mais efetiva nos problemas de saúde mental”.

Em comunicado, o Centro Hospitalar explica que este serviço assenta no modelo de abordagem sistémico das pessoas com doença mental, devendo assegurar o tratamento na comunidade, contribuindo para a redução do estigma e discriminação, muitas vezes associados à doença mental. A nova equipa multidisciplinar é constituída por um médico com a especialidade de psiquiatria, que coordena a equipa, dois enfermeiros – sendo um enfermeiro especialista em saúde mental e psiquiátrica -, um psicólogo clínico, um técnico superior de serviço social, um técnico superior de diagnóstico e terapêutica, com a profissão de terapeuta ocupacional, e um assistente técnico.

A Equipa Comunitária de Saúde Mental para População Adulta do Centro Hospitalar do Oeste é uma das cinco equipas criadas pelo Governo e que estão abrangidos pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.