Cinco surtos de COVID-19 activos em lares do Concelho da Lourinhã
Há cinco surtos activos de Covid-19 em lares do Concelho da Lourinhã. A informação foi avançada à RCL pelo Vereador João Serra, com o pelouro da Protecção Civil na Câmara Municipal da Lourinhã.
Segundo o responsável, os surtos verificam-se no Lar Vila Loba, na Lourinhã, na AMETIC (Casa de Repouso de Santa Bárbara), no Centro Social e Paroquial da Moita dos Ferreiros, no Lar Delicado Raminho, no Vimeiro e no Lar da Santa Casa da Misericórdia da Lourinhã. No total, são 26 os casos activos relacionados com estes surtos.
No Lar Vila Loba há a registar nove utentes infectados e três funcionários, na AMETIC (Casa de Repouso de Santa Bárbara) há um utente infectado e seis funcionários e no Centro Social e Paroquial da Moita dos Ferreiros há a registar um utente e três funcionários com teste positivo. Já no Lar Delicado Raminho, no Vimeiro, existem dois funcionários infectados. Quanto ao Lar da Santa Casa da Misericórdia da Lourinhã o caso activo diz respeito a um funcionário. De acordo com João Serra um doente também estava infectado mas acabou por morrer.
Apesar dos cinco surtos activos em Estruturas Residenciais para Idosos do concelho, João Serra considera que estes estão controlados. A Protecção Civil está a acompanhar a evolução da situação.
Com surtos de Covid-19 activos em cinco dos sete lares do concelho, a vacinação vai arrancar já na quinta-feira, 21 de Janeiro, apenas no Lar Nossa Senhora da Guia, na Atalaia e no Centro Social e Paroquial do Reguengo Grande.
Segundo os últimos dados da evolução da pandemia no concelho (referentes ao dia 17 de Janeiro), estão activos 120 casos de infecção e 288 pessoas estão em isolamento. Há também a registar 13 vítimas mortais.