Casos de COVID-19 colocam três turmas da Lourinhã em isolamento

Escola Secundária Lourinhã

Três turmas dos estabelecimentos de ensino do Concelho da Lourinhã estão em isolamento por causa da Covid-19. Em entrevista à RCL, o vereador João Serra, responsável pela Protecção Civil no Município da Lourinhã, disse-nos que há acasos de infecção nos dois agrupamentos de escolas do concelho. Há também a registar casos de infecção no Centro Social e Cultural de Ribamar, pelo que a turma também deverá entrar em isolamento até que se saiba o resultado dos testes realizados.

Segundo o responsável, existem sete casos de infecção no Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente. No Agrupamento de Escolas da Lourinhã são oito os casos positivos. Em ambas as situações, os casos positivos dizem respeito a alunos e funcionários.

Apesar dos casos de infecção registados, João Serra considera que a situação está controlada. No entanto, o responsável deixa o alerta de que as pessoas devem cumprir as regras em vigor. Para João Serra, apesar dos números baixos registados no concelho (em comparação com concelhos vizinhos), as pessoas devem permanecer em casa e evitar saídas desnecessárias.

O autarca disse-nos ainda que não compreende como é que as pessoas vão ao café, sabendo que não o podem fazer e apelou ao civismo de todos.

João Serra reforçou ainda que a máscara na via pública deve ser utilizada, alertando a população para as reuniões, encontros e jantares com familiares e amigos que não devem ser realizados. Nos próximos dias a GNR vai intensificar a fiscalização pelo concelho para observar se as regras estão a ser cumpridas.

Paredão da Praia da Areia Branca vai ser interditado

O responsável pela Protecção Civil no concelho disse-nos ainda que estão a ser tomadas as “diligências necessárias” para a interdição do paredão da Praia da Areia Branca. A decisão tem em linha de conta o pedido feito esta segunda-feira por António Costa. O primeiro-ministro pediu às autarquias para que limitassem o acesso dos cidadãos a espaços públicos onde possam existir grande concentrações de pessoas.

Para além da interdição do paredão da Praia da Areia Branca, o município decidiu ainda impossibilitar o uso de bancos de jardins.

A proibição da permanência em espaços públicos (como jardins), foi uma das 10 novas medidas anunciadas ontem por António Costa. Segundo o primeiro-ministro, os espaços podem ser frequentados, mas não podem ser locais de permanência dos cidadãos.