COVID-19: Circulação entre concelhos volta a ser proibida aos fins-de-semana

O Governo decidiu repor a proibição de circulação entre concelhos ao fim-de-semana. O anúncio foi feito ontem pelo primeiro-ministro António Costa, após a reunião extraordinária do Conselho de Ministros, para analisar as medidas de confinamento impostas no final da semana passada para travar a pandemia de Covid-19. Na ocasião, António Costa disse que “este é o momento mais grave da pandemia”, não sendo “o momento para festas de anos ou jantares de família”.

Entre as restrições está a proibição de venda ou entrega ao postigo em estabelecimentos do ramo não alimentar, como lojas de roupa. A venda ou entrega ao postigo de qualquer tipo de bebida, mesmo cafés e nos estabelecimentos alimentares autorizados a praticar e take-away passa a estar proibida. O consumo de bens alimentares à porta ou na via pública, nas imediações de restaurantes e cafés, também é proibido.

Na reunião extraordinária ficou ainda decidido que todos os estabelecimentos, de qualquer natureza, devem encerrar às 20h nos dias úteis e às 13h aos fins-de-semana. A excepção é para o retalho alimentar, que aos fins-de-semana pode funcionar até às 17h.

Os restaurantes que estejam inseridos em estabelecimentos comerciais apenas podem funcionar em regime de entrega ao domicílio. O Governo decidiu anda proibir todas as campanhas de saldos, promoções e liquidações que promovam a deslocação e concentração de pessoas.

A permanência em espaços públicos, como jardins, também passa a ser proibida. Os espaços podem ser frequentados, mas não podem ser locais de permanência.

Entre as medidas anunciadas encontra-se também o encerramento de universidades sénior, centros de dia e centros de convívio.

O chefe do Governo anunciou ainda que o policiamento nas imediações de escolas vai ser reforçado. Segundo António Costa, a presença reforçada das forças de segurança na via pública pretende ser uma forma de “impedir ajuntamentos, que são uma ameaça à saúde pública”.

Para já, as aulas presenciais nas escolas continuam como até agora e os Ateliês de Tempos Livres (ATL) voltam a abrir. O Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa anunciou hoje que na próxima terça-feira, 26 de Janeiro, haverá uma reunião para analisar questões relacionadas com o funcionamento das escolas. Amanhã, arrancam os testes rápidos nas escolas com ensino secundário nos concelhos de risco extremamente elevado.