Conhecer o território aos olhos dos habitantes – Lourinhã é o município-piloto da uniquePATHS

Promover o desenvolvimento sustentável dos territórios é um dos objectivos da uniquePATHS, um projecto que proporciona uma forma ímpar e diferenciadora de conhecer os territórios. Quem o diz é Carlos Luiz, da Municípia, a empresa responsável pelo desenvolvimento do projecto.

Alvo de uma candidatura à Linha de Apoio à Sustentabilidade, do Turismo de Portugal, em 2019, o Município da Lourinhã foi o município escolhido (o município-piloto) para a implementação do projecto. Uma iniciativa que foi “abraçada desde a primeira hora”, como nos contou o responsável.

Com o funcionamento suportado através de uma aplicação, a uniquePATHS permite que os visitantes conheçam os territórios aos olhos dos seus habitantes. A aplicação permite que os cidadãos (os PediGuias) criem as suas rotas turísticas e que transmitam os seus conhecimentos aos visitantes. Conceição Rolim foi a primeira lourinhanense a criar a sua PediRota, um projecto que, na sua opinião, “vai buscar as origens dos sítios”.

Natural da Moita dos Ferreiros, mas residente na Atalaia há mais de 20 anos, Conceição delineou um percurso circular, com cerca de três quilómetros, com partida e chegada junto à Igreja da Atalaia. Foi lá que nos encontramos com a empresária agrícola, antes de iniciarmos parte do percurso do “Passeio do Mar” – uma PediRota que dá a conhecer tanto a parte agrícola da localidade, como as tradições ligadas ao mar e à pesca.

A pesca artesanal é um dos temas abordados na rota de Conceição Rolim. Antes de chegarmos ao Miradouro da Peralta, local de onde se pode avistar, por vezes, surfistas em busca de ondas gigantes, Conceição mostra-nos o local frequentado pelos locais para a prática da pesca artesanal.

Vista do Miradouro da Praia da Peralta

As temáticas abordadas por Conceição Rolim podem ser ajustáveis ao público-alvo, consoante os interesses dos visitantes. Em cima da mesa, está também a possibilidade de convidar outros habitantes locais para contarem algumas das suas histórias e vivências.

Até ao momento, a PediRota “Passeio do Mar” foi realizada uma vez. É uma rota inclusiva, feita a pensar na acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida. A primeira PediRota foi testada por um utilizador de cadeira de rodas eléctrica, como nos contou Ana Bento, Chefe da Divisão de Desenvolvimento Territorial na Câmara Municipal da Lourinhã.

Conceição Rolim

Ana Bento considera que o projecto uniquePATHS é uma mais valia tanto para os PediGuias como para os turistas. As curiosidades, histórias e vivências que as pessoas da terra têm para contar são um factor de atractividade para os visitantes que procuram experiências diferentes.

Para a responsável, é um “motivo de orgulho” que a Lourinhã tenha sido o primeiro município do país a integrar o projecto. Uma aposta no turismo de proximidade, que contribui para o desenvolvimento local.

Uma mais valia salientada também por Carlos Luiz, que considera importante o contributo que as PediRotas podem trazer para a dinamização da actividade económica local.

A adesão ao projecto uniquePATHS é gratuita sendo “fundamental”, segundo Carlos Luiz, que o PediGuia tenha a motivação necessária para abraçar o projecto. Aqueles que queiram juntar-se à iniciativa podem fazer a sua inscrição no site uniquePATHS.eu. O objectivo da Municípia é estender o projecto a todo o território nacional. O “Passeio do Mar” é a única PediRota disponível até ao momento. “Terra e Mar” é o nome da próxima PediRota, também da responsabilidade de Conceição Rolim.