COVID-19: 230 profissionais da educação vacinados hoje na Lourinhã

Depois dos idosos com mais de 80 anos, este sábado (dia 27 de Março) foi a vez dos professores, pessoal docente e não-docente, do pré-escolar e do 1.º ciclo receberam a vacina contra a Covid-19. O processo de vacinação arrancou às 9h deste sábado, no Centro de Vacinação instalado no Pavilhão da Casa do Povo da Lourinhã, e abrange um total de 230 profissionais dos dois agrupamentos de escolas do Concelho da Lourinhã.

Em declarações à RCL, o médico Jorge Pereira, disse que o processo de vacinação estava a decorrer “de forma controlada”.

Chegadas ao local, as pessoas preenchem um questionário, “para se perceber se existe alguma contraindicação para a vacinação”. Depois de vacinadas, explicou Jorge Pereira, devem aguardar 30 minutos no local.

A vacina que foi administrada a estes profissionais de educação é a da AstraZeneca e, segundo o médico, “até ao momento não houve nenhuma reacção grave” à vacina.

Eliana Rebelo foi uma das profissionais que recebeu no dia de hoje a vacina contra a Covid-19. Apesar do nervosismo, a professora de apoio educativo no Agrupamento de Escolas da Lourinhã considera que a vacina irá trazer um sentimento de segurança.

Ana Mordomo, professora de 2.º ciclo na Escola Básica de Miragaia, disse-nos que a vacinação é “fundamental” para um maior sentimento de segurança nas escolas. Na sua opinião, a vacina deve ser recebida com agrado e com esperança.

Já Ana Pereira, da Escola Básica Salvador Leonardo Ferreira, em São Bartolomeu dos Galegos, considera ser necessário ter confiança no processo de vacinação. No entanto, conta-nos que alguns dos seus colegas estão mais apreensivos quando à administração da vacina.

A vacinação contra a Covid-19 de professores e trabalhadores não-docentes do pré-escolar e do 1.º ciclo arrancou hoje em todo o país, num processo que vai envolver quase 80 mil profissionais da educação. No total, estão incluídos na primeira fase (que decorre este fim-de-semana), cerca de 78.700 professores e funcionários dos sectores público e privado.